
EE PROF. JOSÉ FÉLIX

Nossa História

A EE Professor José Félix, a querida e tradicional "Escola da Praça", tem mais de meio século de existência. Por essa Escola passaram muitos Diretores, Professores e Funcionários que deixaram saudades nos filhos desta terra. Muitos ex-Alunos destacam-se hoje em várias carreiras. Sabemos que sacerdotes, irmãos de congregações religiosas, professores, policiais e políticos sentaram-se um dia nos bancos escolares da Escola José Félix. A Escola começou a funcionar em 1948, com quatro salas isoladas. No início da década de 1960, durante o governo de Carvalho Pinto, foi construído o bloco de salas de frente para a Praça Miguel Corrêa dos Ouros. Mais tarde, foram construídas as salas do fundo, próximo à quadra de futsal. Em 1976, o então Grupo Escolar transformou-se em Escola de 1º Grau e, em 1985, em Escola de 1º e 2º graus. As datas corretas são: GESC (Grupo Escolar) José Félix, criado em 26 de jullho de 1948 e instalado em 09 de agosto de 1948; GEB José Félix, criado por lei em 21 de janeiro de 1971 e instalado em 28 de janeiro de 1971; EEPG Professor José Félix, criada em 22 de Janeiro de 1976 e instalado na mesma data; EEPSG Professor José Félix, criada e instalada em 22 de maio de 1985. A Escola tem por patrono o Professor José Félix Rodrigues Pinto, que durante certo tempo foi professor primário em Potim.
Nossa Filosofia

Aprimorar o trabalho pedagógico solidário existente na Escola, adequando-o cada vez mais às reais necessidades do Aluno trabalhador, de modo a propiciar o domínio dos conteúdos dos diversos Componentes Curriculares e das habilidades de leitura, compreensão, interpretação, análise, síntese, e crítica, bem como favorecendo a criação de condições para formação de um cidadão crítico, dotado de competência e bom senso, liberto de preconceitos e complexos, capaz de atuar com desenvoltura no seio da sociedade e no mercado de trabalho.
Professor José Félix

O professor José Félix Rodrigues Pinto nasceu em 14 de janeiro de 1856, em Guaratinguetá, SP. Era filho do carpinteiro João Teodoro Rodrigues Pinto e de Dona Teodora Maria da Conceição. A profissão paterna não o interessou. Estudou até o ponto que a situação financeira lhe permitiu. Tornou-se professor primário. Lecionou em diversos bairros de Guaratinguetá, inclusive Potim. Terminou sua carreira como professor adjunto do Grupo Escolar Dr. Flamínio Lessa, em Guaratinguetá. Foi também professor particular, tendo preparado muita gente para exames de admissão à Escola Complementar. Era um palestrador harmonioso. Ensinava também Francês e Música. Tocava bombardino na banda do maestro José Catarina. Católico praticante, devoto de Nossa Senhora Aparecida, José Félix casou-se com Maria Lemes Félix, com que teve dez filhos, sendo a maioria destacados professores da região.